Wednesday, January 14, 2009


Hoje a cena alternativa londrina perde um dos seus maiores patrimônios: O Astoria, uma das casas de show mais características de Londres, fecha suas portas pela última vez.
Nas últimas décadas, o Astoria foi um ponto de referência na cena. O ritual de passagem de uma banda 'mais ou menos grande' para uma banda grande incluía, sem exceções, um show 'sold out' na casa. Fora isso, vários artistas escolheram lá para shows especiais, gravações de dvds, videos, discos, shows secretos... O Blur fez uma residência de 5 dias consecutivos em 2003, o Radiohead gravou o VHS
Live at the Astoria em 1994 e até os Rolling Stones fizeram um show secreto lá, em 2003.

Ontem foi a última noite do Astoria, com o
Get Cape. Wear Cape. Fly tocando no 'Baile da Demolição', e hoje o Astoria 2 fecha com a sua festa semanal PUSH, com show do Cajun Dance Party e do Good Shoes. Depois disso, o teatro vai ser demolido para dar lugar à 'tão esperada' rota de trem east-west.
A
Festival Republic, atual dona do Astoria, diz que em um futuro próximo abrirão um substituto para o Astoria, mas com capacidade bem menor. Fora isso, nenhuma outra informação ou projeto por parte deles. Já da parte dos novos donos do espaço, a partir de 2017 a estação de Tottenham Court Road se ligará com a linha east-west, e terá uma area de bilheteria 6 vezes maior do que o atual. Útil, não?